Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • Mudar contraste
  • Acessível por Libras

 

Logo do XIV EBJUT

XIV Encontro de Bibliotecários da Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região tem a honra de sediar, de 19 a 21 de novembro, o XIV Encontro de Bibliotecários da Justiça do Trabalho. Durante o evento, os participantes debaterão sobre as transformações que as bibliotecas vivenciam em decorrência dos avanços tecnológicos e do crescimento do mercado editorial dos conteúdos eletrônicos e digitais. Também serão analisados os desafios enfrentados pelos profissionais da área para desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias para acompanhar a revolução no modo de convivência dos acervos físicos, eletrônicos e digitais.

Bibliotecários de tribunais enfrentam cotidianamente um desafio bastante singular, pois a atualização constante de acervos é ferramenta essencial para manter a qualidade no atendimento de demandas apresentadas ao Poder Judiciário pela população. É das consultas e das pesquisas realizadas no acervo de atos normativos, jurisprudências e doutrinas que operadores do Direito buscam os fundamentos para decisões e outras peças jurídicas.

Compete ao bibliotecário jurídico conhecer os fluxos da informação, os ambientes virtuais e as mídias digitais aplicadas ao Direito, além de desenvolver relacionamentos com fornecedores de bases de dados, estabelecer parcerias com outras bibliotecas e treinar os usuários na utilização das ferramentas disponíveis. Com o objetivo de compreender e de suprir as necessidades dos operadores do Direito, o profissional da área deve buscar o equilíbrio entre competências técnicas e comportamentais, sempre com foco na ampliação do acesso às fontes de informações necessárias na fundamentação das peças processuais.

Atento a todas essas questões, o TRT do Ceará entende que XIV EBJUT dará contribuição fundamental para o processo de capacitação de bibliotecários e responsáveis pelas unidades de informação da Justiça do Trabalho. Desse processo de educação continuada dos profissionais da área, beneficiam­se magistrados, servidores, advogados e toda a comunidade jurídica.  

 

Botão para inscrições Botão com a programação

 

Realização:

 

Apoio: