Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • Mudar contraste
  • Acessível por Libras

Em todos os seis eixos que integram o Relatório de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará tem um projeto envolvido. O documento, organizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), destaca as principais iniciativas desenvolvidas em 2017 pelos TRTs de todo o Brasil, com base na Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental. Leia relatório completo aqui.

O relatório é elaborado segundo informações fornecidas pelos Regionais quanto às principais iniciativas realizadas em cada um dos indicadores da Política de Responsabilidade Socioambiental, a saber: Direitos Humanos, Práticas Internas de Trabalho, Meio Ambiente, Práticas Legais de Operação, Questões Relativas ao Usuário e Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade. Dentro dos pontos norteadores do documento há também subtópicos que ajudam a detalhar as ações desenvolvidas pelos TRTs.

Um dos projetos em destaque foi a implantação de bicicletários em unidades da Justiça do Trabalho cearense. Os equipamentos foram construídos com a proposta de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte diário casa-trabalho.

Os espaços são liberados para uso dos servidores, magistrados, funcionários terceirizados, estagiários, advogados e público em geral. A ação enquadra-se no indicador Meio Ambiente pois “envolve ações voltadas à gestão sustentável dos recursos naturais, contratações sustentáveis, construções e reformas que atendem a critérios de sustentabilidade, gestão de resíduos sólidos, práticas de incentivo ao transporte compartilhado, não motorizado ou não poluente, dentre outras”.

Mais projetos

Servidores colaboraram na divulgação da campanha
Servidores colaboraram na divulgação da campanha

Os projetos desenvolvidos e que tiveram destaque no Relatório de Responsabilidade Socioambiental podem ser vivenciados por todos colaboradores nas unidades da Justiça do Trabalho do Ceará. Exemplo é a campanha "Eu vou de escada!", promovida pela Divisão de Saúde em parceria com a Divisão de Comunicação Social do TRT/CE, pensada para estimular o uso das escadas em substituição aos elevadores.

A ação encaixa-se no eixo Práticas Internas do Trabalho, que destaca “iniciativas de qualidade de vida no trabalho voltadas à promoção da saúde ocupacional e prevenção de riscos e doenças relacionados ao trabalho, bem como ações que visam valorizar o corpo funcional, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e de suas competências.”

As atividades promovidas pelo TRT/CE também são elaboradas conforme datas comemorativas, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Durante a semana que a data é lembrada, o Núcleo de Responsabilidade Social (Ecosétima) oferece programação especial com palestras, rodas de conversa e vivências com pautas referentes à natureza. Detalhe que fez com que a campanha “Meio Ambiente e Nossa Cidade” também fosse citada pelo Relatório de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho.

Outros projetos do TRT/CE citados no Relatório foram: Campanha do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (eixo Direitos Humanos), Setembro Amarelo - campanha de prevenção ao suicídio (eixo Práticas internas do trabalho), capacitação dos servidores em técnicas de gestão de riscos (eixo Práticas legais de operação), campanha de doação de remédios para a “Farmácia Comunitária” (eixo Envolvimento e desenvolvimento da comunidade), entre outros.

“A identidade institucional do TRT/CE é da responsabilidade ambiental. Ter nossas ações em destaque no Relatório chama a atenção da CSJT nos torna referência para os outros 23 Regionais”, considera Deven Miller, membra da Comissão da Responsabilidade Socioambiental (Ecosétima).

Leia o Relatório de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho na íntegra aqui.