Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • Mudar contraste
  • Acessível por Libras

Desa. Regina Gláucia (à esquerda), vice presidente do TRT/CE, representou a instituição na solenidade
Desa. Regina Gláucia (à esquerda), vice presidente do TRT/CE, representou a instituição na solenidade

O desembargador do TRT/CE José Antonio Parente da Silva recebeu, na noite da quarta-feira (14/11), a Medalha Boticário Ferreira, distinção outorgada pela Câmara de Vereadores de Fortaleza a personalidades que prestam serviços de excepcional relevância à população do município. A homenagem foi proposição do vereador Acrísio Sena. A sessão solene para a condecoração ocorreu no Plenário da casa legislativa, no bairro Patriolino Ribeiro, e contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre autoridades, servidores da Justiça do Trabalho, amigos e parentes do magistrado.

Veja fotos da solenidade aqui.

Ao lado da família, o des. Parente recebeu a Medalha das mãos do vereador Idalmir Feitosa, que presidiu a sessão
Ao lado da família, o des. Parente recebeu a Medalha das mãos do vereador Idalmir Feitosa, que presidiu a sessão

Ao receber a condecoração, o desembargador Antonio Parente afirmou que a outorga da Medalha "traduz o reconhecimento de um trabalho de consistente prestação jurisdicional num dos campos mais delicados da vida humana, o mundo do trabalho, que lida com a difícil arte de garantir o equilíbrio entre os interesses do capital frente aos direitos dos trabalhadores, sempre na busca da paz social, distribuindo justiça com equidade e eficiência".

O des. Parente estendeu a homenagem a toda a Justiça do Trabalho
O des. Parente estendeu a homenagem a toda a Justiça do Trabalho

Em seu discurso de agradecimento, o magistrado defendeu a Justiça do Trabalho e ponderou as ameaças que o Direito Trabalhista vem sofrendo de alguns setores da sociedade na atualidade. Segundo o desembargador, esse ramo do Direito foi "conquistado ao longo do tempo e ao custo de muito sofrimento das classes trabalhadoras. Uma conquista que não se pode pôr em xeque sob quaisquer pretextos de flexibilização de direitos trabalhistas", alertou.

Por fim, o agraciado considerou o recebimento da Medalha Boticário Ferreira como uma homenagem que se estende à própria Justiça do Trabalho, em reconhecimento à sua missão de realizar justiça no âmbito das relações laborais e no fortalecimento da cidadania.

Currículo - O desembargador Antonio Parente é natural de Fortaleza e mestre em Direito. Entrou na Justiça do Trabalho pelo quinto constitucional, em dezembro de 2003, oriundo do Ministério Público do Trabalho, onde atuava como procurador desde 1993. Entre 2008 e 2010 exerceu a Presidência do TRT/CE. Foi conselheiro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) no período de 2009 a 2010, como representante da Região Nordeste. É membro da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e do Comitê Gestor da Conciliação, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente, no âmbito do TRT/CE, é coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT).