Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • Mudar contraste
  • Acessível por Libras

Conheça um pouco o nosso processo e o que é uma estratégia.

"O segredo de realizar é acreditar e fazer".

O início do processo de Planejamento Estratégico participativo do TRT da 7ª Região coincide com o próprio início da atual administração, em julho de 2008, que o adotou como modelo e principal instrumento de sua gestão e em 15 de dezembro de 2009 foi aprovado, pela Resolução Nº 322, possibilitando a definição de objetivos e metas, cruciais para que as ações sejam otimizadas num processo contínuo e sistematizado.

O Planejamento Estratégico é uma forma ordenada de trilhar o caminho do resultado. Inicialmente definimos a Visão que é um rumo e a Missão mostra os caminhos. Os Objetivos representam a direção e o compromisso; eles não determinam o futuro; são meios para mobilizar os recursos e energias para fazer o futuro. As Estratégias representam a forma como os objetivos são colocados em prática.

Importa ressaltar que o planejamento é um processo dinâmico que sofre revisões sempre que algo relevante nas ambiências interna e externa se revela interveniente nas formulações vigentes.

O PROGRAMA DE GESTÃO ESTRATÉGICA apresenta os seguintes fundamentos:

  1. Excelência na entrega dos serviços jurisdicionais;
  2. Visão Sistêmica: integração, co-responsabilidade e cooperação;
  3. Tecnologia que viabiliza participação e compartilhamento.

O processo de formulação da estratégia não resulta em qualquer ação imediata. Em vez disso, estabelece as direções gerais para o desenvolvimento de gestões democráticas e participativas, centradas na co-responsabilidade, cooperação e integração. Portanto, o papel da estratégia é focar a atenção em áreas bem definidas.

O plano estratégico é um instrumento de gestão. O plano do TRT7 foi construído de forma compartilhada e essa linha de trabalho será mantida no seu processo de implantação.

Na definição do sucesso, só existe um caminho a seguir, o da união.

Clique aqui para ver o Programa de Gestão Estratégica do TRT7 na íntegra.