Finalidades e objetivos institucionais do TRT
- Página atualizada em 24/09/2021
O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região é composto por 37 varas do trabalho (1º grau) e 14 gabinetes de desembargadores (2º grau), todos operando com o sistema de Processo Judicial Eletrônico.
Do total de unidades judiciárias de 1º grau, 18 estão localizadas em Fortaleza e 19 no interior do Ceará. Possuem uma única vara do trabalho os municípios de Aracati, Baturité, Crateús, Eusébio, Iguatu, Limoeiro do Norte, Pacajus, Quixadá, Tianguá e São Gonçalo do Amarante. Os municípios de Caucaia, Maracanaú e Sobral contam com duas varas do trabalho. A cidade de Juazeiro do Norte contempla três varas trabalhistas.
Compete ao TRT da 7ª Região processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho. Empregadores e trabalhadores procuram as suas unidades em busca de soluções para litígios e pacificação de conflitos trabalhistas.
Ao cumprir com zelo sua missão, o TRT do Ceará visa a contribuir para a paz social e fortalecimento da cidadania, por meio de uma prestação de serviços públicos de maneira célere, produtiva e efetiva.
As diretrizes de gestão no TRT da 7ª Região estão definidas em seu planejamento estratégico institucional para o período de 2021 a 2026, conforme dispõe o Ato TRT7.GP Nº 64/2021
São objetivos estratégicos do Sétimo Regional;
- Fortalecer a comunicação e as parcerias institucionais
- Promover o trabalho decente e a sustentabilidade
-Garantir a duração razoável do processo
-Assegurar o tratamento adequado dos conflitos trabalhistas
-Garantir a efetividade do tratamento das demandas repetitivas
-Promover a integridade e a transparência em relação aos atos de gestão praticados
- Fortalecer a Governança e a Gestão Estratégica
-Incrementar modelo de gestão de pessoas
-Aperfeiçoar a gestão orçamentária e financeira
-Aprimorar a Governança de TIC e a proteção de dados